Um pouco sobre
Ivy Gonçalves
Meu primeiro contato com a Medicina Chinesa foi aos meus 4 anos de idade, quando devido a uma paralisia facial, fui submetida a algumas sessões de estímulos com laseracupuntura, que me fizeram voltar a abrir e fechar os olhos novamente
Eu sempre gostei de tratamentos e o meu sonho era fazer uma faculdade na área da saúde para poder ajudar as pessoas. Então, a formação como Educadora Física me permitiu, de certa forma, realizar este sonho. Posteriormente, cursei a Pós-graduação em Medicina do Esporte e percebi que buscava por algo a mais, uma explicação para além da biomecânica e da fisiologia humana.
Foi quando iniciei minha especialização em Acupuntura. Encontrei as respostas que procurava através do estudo energético do corpo. Os orientais descobriram há milhares de anos uma relação do funcionamento do corpo com a natureza, seus elementos e as polaridades energéticas. A partir de então tudo fazia sentido. Eu já estava me tratando com Acupuntura e tendo resultados. Cada semestre me aprofundava nas áreas da Medicina Chinesa, e cada terapia que eu conhecia me apaixonava ainda mais. Foram 2 anos de estudos e cursos como Dietoterapia Chinesa, Diagnóstico Avançado em Síndromes e Reiki para ampliar meus conhecimentos além da pós-graduação.
No último semestre, descobri a Farmacologia Chinesa - o que me fez perceber que os estudos não iriam parar por ali. Embora estivesse abrindo meu consultório e novos desafios surgindo, minha conexão com a natureza sempre foi muito forte e, ao perceber que dentro da Medicina Chinesa existia a possibilidade de usar plantas, fungos, minerais e frutos para tratar todas as síndromes que eu havia aprendido, e poderiam potencializar os resultados de tratamento dos pacientes de forma generalista, não hesitei em me matricular em mais uma pós-graduação. Foram mais 2 anos de estudos. Passei a compreender a função e relação de cada erva e as síndromes que acometem o corpo das pessoas fazendo com que a doença se instale.
"...minha conexão com a natureza sempre foi muito forte e, ao perceber que dentro da Medicina Chinesa existia a possibilidade de usar plantas, fungos, minerais e frutos para tratar todas as síndromes que eu havia aprendido, e poderiam potencializar os resultados de tratamento dos pacientes de forma generalista, não hesitei em me matricular em mais uma pós-graduação."
Escolhi como tema do Trabalho de Conclusão de Curso “As principais fórmulas para fertilidade da mulher e do homem“ - um complemento sobre o que já havia escrito na conclusão da pós em acupuntura. O universo da vida saudável, relacionado com a fertilidade, era um assunto que me transbordava curiosidade.
E então veio minha formação em Doula que me abriu novos caminhos dentro desse universo. Por já obter o conhecimento das fases da mulher através da Medicina Tradicional Chinesa, minha agenda já estava repleta de mulheres grávidas e que desejavam engravidar. Decidi, então, me especializar ainda mais nesta área de Ginecologia e Obstetrícia na visão da Medicina Chinesa.
Realizei o curso com a escritora e acupunturista Erika Nery, uma profissional com mais de 10 anos de experiência na área. Aprendi como a relação mente, coração e útero pode interferir em uma gestação. Percebi também que além de cuidar das fases, eu estava cuidando das emoções que interligam essa relação.
Em meus atendimentos, desde 2017, utilizo os Florais de Bach para potencializar sentimentos positivos. Por isso, busquei me atualizar um pouco mais no Instituto Dr. Edward Bach, com a Dra. Carmem Monari, precursora do método no Brasil, me mostrando a humildade, compaixão, amor e simplicidade desse método.
Posteriormente vieram outros cursos de aprofundamento e indispensáveis para o tratamento da saúde da mulher e do homem. Dentre eles, destaco o Curso de Diagnóstico de Pulso, Curso Útero Oculto e Temperatura Basal.
Conduzo as mulheres a conhecerem o seu ciclo menstrual, arquétipos femininos, autocuidado, plenopausa, aromaterapia na saúde da mulher, plantas medicinais, práticas naturais e felicidade feminina. Doenças como candidíase, cistite, endometriose, ansiedade, depressão e síndrome dos ovários policísticos também são conversados em consultório e a relação dessas com a Medicina Chinesa.
"Conduzo as mulheres a conhecerem o seu ciclo menstrual, arquétipos femininos, autocuidado, plenopausa, aromaterapia na saúde da mulher, plantas medicinais, práticas naturais e felicidade feminina. Doenças como candidíase, cistite, endometriose, ansiedade, depressão e síndrome dos ovários policísticos também são conversados em consultório e a relação dessas com a Medicina Chinesa."
Participo atualmente da Comunidade Obstetrícia Digital, da dra. Bruna Pitaluga, Médica Obstetra renomada por conectar profissionais de saúde que trabalham diretamente com gestantes, oferecendo atuais artigos científicos, discussões de caso e diversos outros conteúdos relacionados a ginecologia.
Nas minhas redes sociais sempre busco dar dicas para mulheres e homens sobre como a Medicina Chinesa e as técnicas integrativas podem auxiliar na realização de sonhos, seja para formar uma família ou ter mais qualidade de vida.
Minhas formações e especialidades
Especialização em Acupuntura (CETN);
Especialização em Farmacologia Chinesa (Facei);
Especialização em Infertilidade e Saúde Reprodutiva (Érika Nery);
Florais de Bach (Instituto Dr. Edward Bach);
Curso Útero Oculto (Nubia Amado);
Curso Fértil Mente (Aline Squassoni);
Membro da Comunidade Obstetrícia Digital (Bruna Pitaluga);
Curso Práticas Integrativas e Atendimento On-line (Reinvente-se);
Eletroacupuntura e Laseracupuntura (Fabio Athayde);
Aperfeiçoamento no Diagnóstico pelo Pulso e Língua (Henrique Affonso);
Formação em Doula (Instituto Gama);
Curso de Naturologia na Saúde da Mulher (Renata Hermes);
Aromaterapia (Renata Hermes);
Curso de Reiki - Nível 3 (Senac);
Diagnóstico Avançado de Síndromes (Prof. Márcio Miyamoto),
Dietoterapia Chinesa (Prof. Márcio Miyamoto).